Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 5 de março de 2012

Estudantes brasileiros serão orientados sobre obesidade


Mais de 5 milhões de alunos com idade entre 5 e 19 anos que frequentam escolas públicas em todo país terão uma programação diferenciada desta segunda-feira (5) até a próxima sexta-feira (9). Os ministérios da Saúde e da Educação realizam a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como tema a obesidade em crianças e adolescentes. Profissionais que fazem parte da Estratégia Saúde da Família, coordenada pelo Ministério da Saúde, farão avaliações nutricionais em estudantes de mais de 22 mil escolas públicas em 1.938 municípios que aderiram à iniciativa de mobilização. Também estão previstas atividades e palestras envolvendo a comunidade escolar (alunos, profissionais e funcionários) e visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde localizadas próximo às escolas.


O Ministério da Saúde autorizou, em dezembro de 2011, o repasse de R$ 118,9 milhões referente aos 2.495 municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola e se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas. Os municípios já receberam 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos após prestação de contas das ações em desenvolvimento. Já os municípios (1.938) que aderiram à Semana de Mobilização Saúde na Escola vão receber um incentivo extra de R$ 558,00 por equipe de saúde da família envolvidas na ação.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A ideia é valida, mas, entre crianças obesas e subnutridas, prefiro a obesa. As prefeituras não sabem cuidar das crianças com deficiência de alimento, não sabe por falta de competência, e não querem, por ter interesse em outras ações, digo, desvio de verba mesmo. Podemos até dizer que teremos prestações de contas, porém já era os 70%. Creio que isso é uma manobra do Governo Federal em engordar as contas dos prefeitos que estão tentando a reeleição, no último ano do mandato o governo libera verba de um novo projeto. Não estou sendo cético, mas desviam verba de quem passa fome...Gostaria de receber a relação das prefeituras que receberam a verba, talvez teríamos muitas coincidência.

    ResponderExcluir

 

Sample text

Sample Text

Sample Text